Categories:

Broca de centro para tornos

Broca de centro para torno
Broca de centro para torno

O torno mecânico é um equipamente de usinagem que serve para girar uma peça em alta velocidade. Dessa forma, o torneiro pode utilizar ferramentas de corte para fazer o acabamento nessa peça.

No caso da broca de centro, é utilizada em um dos lados do torno. Onde, diferente da furadeira onde a broca gira, nesse caso a peça é girada em alta em velocidade até ter o contato com a broca.

Broca de centro em torno
Broca de centro em torno

Executando em um só movimento um furo, que pode ser do tipo cilíndrico, cônico ou desbastado. Os tipos mais comuns de broca de centrar são: Broca de centrar simples (DIN 333A) e com chanfro de proteção.

Broca de centro forma A, B e R

Broca de centro do tipo de forma A, produz furos com escareamento plano de 60 graus. De forma que fica um chanfro no inicio do furo.

No caso das formas B, ela possui o angulo de 60 graus na parte interna do furo. Porém, preserva esse angulo de 60, com um chanfro externo, bem no começo do furo só que com 120 graus.

Nas brocas de centro com forma R, proporciona uma escariação angular desde o inicio do furo.

A principal função dos tipos de forma das brocas de centrar, são para garantir a durabilidade do furo. Evitando assim, fissuras ou quebras.

Aprenda tudo sobre manutenção e pequenas reparos

Temos uma grande parceria com a escola Marido de Aluguel, um curso completo para te ajudar a ter mais segurança, confiança e independência na sua residência.

Curso completo e online por apenas R$ 49,99

Qual a melhor broca de centrar para furar metal?

Se for furar metais mais densos como o aço inoxidável e o ferro fundido, você vai precisar de brocas para ferro mais específicos. Dessa forma, elas vão conseguir aguentar mais atrito sob alta pressão.

Aço de alta velocidade (HSS)

Brocas revestidas com nitreto de titânio, geralmente na cor preta, as brocas de aço de alta velocidade servem para furar metais como o alumínio e latão.

O revestimento ajuda na perfuração do metal para que não aqueça e nem tenha muito artrito, evitando que grude a broca com a peça trabalhada.

Sua principal característica é o preço, sendo muito mais barata que as mais resistentes como as brocas de cobalto ou titânio.

Brocas de centrar em cobalto

Brocas de cobalto possuem uma cor de champagne, um marro bem claro e são usadas exclusivamente para perfuração de metais, porém há quem use em madeiras.

O acabamento de cobre torna ela mais cara que as brocas de aço, por exemplo. Possuem uma grande capacidade de corte em altas velocidade, tendo uma vantagem em relação a broca de titânio.

As brocas de centro de cobalto são ideias para furar aços inoxidáveis e metais mais densos. Contudo, a perfuração desses metais geram muito artrito o que aumenta consideravelmente a temperatura da broca.

Geralmente tem que utilizar um fluido para manter a broca em baixa temperatura, dessa forma consegue manter a performance da alta velocidade sem danificar a peça e a broca.

Brocas de centrar em titânio

São as ideias para furar metais mais densos como aço e ferro fundido, possuem uma grande durabilidade cerca de quatro vezes mais que as convencionais de aço.

Essas brocas possuem uma grande resistência e flexibilidade, resistindo muito bem a torções (se ocorrer) e uma pequena chance de quebrar. Além de aguenta um torque mais na broca, porém com uma velocidade menor.

Aprenda tudo sobre manutenção e pequenas reparos

Temos uma grande parceria com a escola Marido de Aluguel, um curso completo para te ajudar a ter mais segurança, confiança e independência na sua residência.

Curso completo e online por apenas R$ 49,99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *