Categories:

Como escolher broca para parede

A broca para parede é a chamada broca de vídea (ou broca para alvenaria).

Na ponta, ela possui um formato mais largo e mais duro (apelidado de vídea), o que a torna ideal para perfurar cimento, alvenaria, tijolo, pedra e concreto

Temos três principais tipos de broca:

  1. Widea;
  2. SDS Plus; e
  3. SDS Max.

Primeiro temos que saber como identificar se uma broca é ou não para parede, o que é bem simples.

A broca para parede possui uma ponta de flecha, o que a torna mais eficaz no furo, por impedir que o pó feito com o furo não trave a broca dentro da parede.

Aprenda tudo sobre manutenção e pequenas reparos

Temos uma grande parceria com a escola Marido de Aluguel, um curso completo para te ajudar a ter mais segurança, confiança e independência na sua residência.

Curso completo e online por apenas R$ 49,99

Broca para parede de widea

Broca para parede widea

Essa broca é certeira para furar parede, podendo ser utilizada também em alvenaria e mármore, além do concreto. Dependendo da widea ela pode ser mais dura ou menos, afiada ou não.

Seu formato, é em flecha, sendo essa parte mais larga do que o corpo da broca, o que ajuda a evitar o pó que é gerado durante a perfuração acabe travando a broca dentro do furo.

Utilize-a apenas em materiais mais resistentes. Não serve para furar metais ou madeiras, sendo que pode ser utilizada em furadeiras no modo marteletes, também.

Os tamanhos são variados e vão de acordo com a sua necessidade.

Broca SDS-Plus

Broca para parede SDS-Plus

Assim como a widea, a SDS é uma broca para parede que possui uma ponta de flecha, e sua grande diferença é que ela possui um uma “depressão” na base de sua haste que encaixa no mandril e no martelete.

Com isso, por conta dessa “depressão” a broca é empurrada para frente e para trás pelo martelete, sem soltar a broca durante a furação.

Haste de broca widea e SDS Plus

Por conta dessas “depressões” e somados com os rolamentos esféricos que a prendem, desta forma acaba aumentando a força do martelete com a broca, bem como, reduz o atrito no interior da broca.

Desta forma ao utilizar a furadeira, acaba-se usando menos força na furadeira e na broca, tornando a furação mais eficiente.

Essa broca é ideal para quem procura um material mais resistente e duradouro, por consequência irá fazer com que seu trabalho seja mais rápido, eficaz e com o mínimo de esforço possível.

Existe a opção mais economica que é a broca fura tudo

Broca SDS Max

Broca de parede SDS Max

A diferença entre a broca SDS Plus e a Max, está em seu tamanho, já que a Max é utilizada em marteletes e perfuradores maiores, sendo para trabalhos mais pesados.

Possuindo diâmetro e comprimento maior do que as brocas SDS Plus.

E agora como escolher uma broca para a parede?

A resposta é simples, tem que analisar o local que vai perfurar!

A parede pode ser feita de tijolo de concreto ou tijolo de barro, também pode ser parede estrutural, como resultado uma parede que possui uma construção mais robusta.

Sem contar, que devemos considerar também, paredes que possuem azulejos, que podem atrapalhar durante o furo também.

Caso seja uma parede simples, portanto, uma parede que não estrutural, a broca widea já vai servir.

Agora para uma parede estrutural o ideal seria o uso de uma broca SDS Plus, por sua fixação no martelete.

Aprenda tudo sobre manutenção e pequenas reparos

Temos uma grande parceria com a escola Marido de Aluguel, um curso completo para te ajudar a ter mais segurança, confiança e independência na sua residência.

Curso completo e online por apenas R$ 49,99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *